It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Evasão no cursinho pré-vestibular da FCA/UNESP: a interpretação do aluno evadido | da Silva | Revista Ciência em Extensão

Evasão no cursinho pré-vestibular da FCA/UNESP: a interpretação do aluno evadido

Richardson Barbosa Gomes da Silva, Saulo Philipe Sebastião Guerra, Maria Amélia Máximo de Araújo, Loriza Lacerda de Almeida

Resumo


Os cursinhos pré-vestibulares populares são iniciativas voluntárias voltadas às pessoas que não possuem condições de arcar com os custos dos cursinhos particulares. O cursinho pré-vestibular popular da FCA integra um projeto amplo da UNESP (Universidade Estadual Paulista), que abrange 30 cursinhos distribuídos por todo o estado de São Paulo e localizados nas diferentes unidades dessa universidade. Dentre os problemas encontrados nos cursinhos populares, a evasão - que é caracterizada pela desistência do aluno em freqüentar o curso - aparece com grande relevância nesse contexto. Sendo assim, neste estudo buscou-se identificar o perfil dos alunos evadidos do cursinho pré-vestibular da FCA, bem como conhecer os motivos que os levaram a evadir. A pesquisa foi realizada em duas fases: 1) levantamento do perfil dos alunos ingressantes do cursinho, por meio de questionário estruturado; 2) entrevistas semi-estruturadas por telefone com todos os alunos evadidos, visando à identificação do(s) motivo(s) que os levaram a abandonar o cursinho. A análise estatística dos dados utilizada foi a descritiva. Com relação aos motivos que os levaram a evadir, verificou-se que 65% dos alunos atribuíram sua saída a fatores externos ao cursinho, ao contrário de 35% que colocaram os fatores internos como decisivos no momento de sua saída. Pode-se depreender que são vários os fatores responsáveis pela evasão no cursinho pré-vestibular popular da FCA: a heterogeneidade dos alunos e a necessidade de eles buscarem recursos para subsistência familiar e própria, prioritariamente; a desmotivação dos alunos quanto ao sucesso a longo prazo; a falta de incentivo familiar; a dificuldade de o aluno estabelecer vínculos pessoais significativos com o cursinho e o fato do corpo docente do cursinho ser formado por alunos de graduação de diferentes cursos da área de agrárias, com pouca preparação didático-pedagógico e inabilidade para lidar com a heterogeneidade dos alunos.


Palavras-chave


Evasão. Pré-vestibular. Inclusão universitária.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.