It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Prática de cuidar/cuidado aos portadores de transtornos mentais: concepção dos enfermeiros | Lima Vidal | Ciência & Saúde

Prática de cuidar/cuidado aos portadores de transtornos mentais: concepção dos enfermeiros

Fabiana Dias Lima Vidal, Verbena Santos Araújo, Elisângela Braga de Azevedo, Edmundo de Oliveira Gaudêncio, Maria Djair Dias, Maria de Oliveira Ferreira Filha

Resumo


Objetivo: Conhecer a concepção dos Enfermeiros dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) acerca do cuidar/cuidado de portadores de transtornos mentais e analisar as especificidades do cuidar/cuidado praticado.
Materiais e Métodos: Estudo empírico, de caráter qualitativo, constituído a partir das falas de sete enfermeiros vinculados aos CAPS, coletadas através de entrevista semiestruturada, tendo como técnica a análise de conteúdo.
Resultados: Desenharam-se quatro categorias: Cuidar/cuidado como atenção às necessidades do ser; Cuidar/cuidado como forma diferenciada/indiferenciada de cuidado; Cuidar/cuidado como reinserção social, respeito e atenção; Cuidar/cuidado como relacionamento difícil.
Conclusão: Constatou-se que os enfermeiros mostram-se conscientizados do cuidar direcionado aos portadores de transtornos mentais e têm alcançado resultados surpreendentes, norteando seus limites e avanços na reabilitação e que o cuidar deve ser entendido e praticado de forma integral, humanizada e interdisciplinar.

Palavras-chave


enfermagem; sofrimento psíquico; saúde mental

Texto completo:

PDF


Copyright: © 2014 EDIPUCRS

ISSN: 1983-652X


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.