It is the cache of http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/269. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Projeto de assessoria à formação e desenvolvimento da cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Assis – COOCASSIS | Carvalho | Revista Ciência em Extensão

Projeto de assessoria à formação e desenvolvimento da cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Assis – COOCASSIS

Ana Maria Rodrigues de Carvalho, Carlos Rodrigues Ladeia, Danielle Andrade Ferrazza

Resumo


Introdução: Projeto desenvolvido pelo Núcleo de Assessoria à Formação e Desenvolvimento de Cooperativas Populares, do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Assis, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. O Núcleo é formado por docentes e alunos do Curso que desenvolvem atividades curriculares de pesquisa e extensão. Desde o início, a Cáritas Diocesana e a Prefeitura Municipal de Assis são parceiros no desenvolvimento do Projeto. Em Assis, como em outros municípios, até então, os catadores coletavam os recicláveis pelas ruas e pontos da cidade, vendendo-os aos “atravessadores” que os exploravam, pagando preços irrisórios por seus materiais. Além destas condições e relações precárias de trabalho, constatava-se também a ausência de direitos previdenciários por falta absoluta de condições para provê -los. Objetivos: Assessorar os catadores na sua organização, contribuindo para possibilitar-lhes o desenvolvimento de suas atividades de trabalho de forma autônoma, coletiva e auto-sustentável, melhorando suas condições de trabalho, de renda e de vida. Métodos: Baseando-se nos referenciais da Psicologia Social Crítica e da Pesquisa Participante o grupo de assessoria participa ativamente dos espaços formais da Cooperativa como assembléias, reuniões e grupos de trabalho, bem como de seu cotidiano, contribuindo para o seu desenvolvimento. Resultados: Após quatro anos de trabalho (2001-2005), a Cooperativa, que vem se consolidando como uma referência regional, congrega aproximadamente 80 catadores e já pode contabilizar muitas conquistas, dentre as quais destacam-se: aquisição e socialização massiva de conhecimentos sobre cooperativismo e economia solidária, estabelecimento de uma relação produtiva com a comunidade local e regional, que resultou em respeito e valorização da categoria, implantação da Coleta Seletiva Solidária durante o ano de 2005, em convênio com a Prefeitura Municipal de Assis, melhoria dos rendimentos e condições de trabalho, assistência previdenciária a 50 catadores que participam da Coleta Seletiva, participação ativa em espaços da sociedade civil organizada, como as conferências municipais, participação ativa junto ao Movimento Nacional dos Catadores, criação de um projeto especial de Educação de Jovens e Adultos da Cooperativa (EJAC). A despeito dos resultados alcançados, alguns desafios devem ser ainda enfrentados, a saber: expansão dos conhecimentos e da prática em economia solidária, estabelecimento da rede de comercialização conjunta com outros grupos e associações de catadores da Região, avanço na cadeia produtiva dos recicláveis como estratégia de melhoria dos rendimentos e de inclusão de outros catadores, garantia de direitos previdenciários a todos os cooperados.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.