It is the cache of http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/article/view/2484. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

COMPATIBILIDADE DO INSETICIDA THIAMETHOXAM COM FUNGICIDAS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE FEIJOEIRO | Barros | Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics)

COMPATIBILIDADE DO INSETICIDA THIAMETHOXAM COM FUNGICIDAS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE FEIJOEIRO

Rosana Gonçalves Barros, Massaru Yokoyama, Jefferson Luis da Silva Costa

Resumo


A mosca-branca (Bemisia argentifolli Bellows & Perring) tem causado sérios prejuízos em muitas áreas produtoras de feijão no Brasil. O dano indireto através da transmissão do vírus do mosaico dourado é um dos fatores limitantes na produção do feijão, podendo causar perdas de até 100%. Uma das medidas recentemente desenvolvidas para o controle desta praga é o tratamento das sementes com inseticida. Neste trabalho foi testada a compatibilidade do inseticida thiamethoxam com alguns dos fungicidas utilizados para tratamento de sementes de feijão destinadas ao plantio (difenoconazole, fludioxonil e carboxin). As variáveis utilizadas na avaliação foram: porcentagens de germinação, de sanidade das sementes e de eficiência de controle da mosca-branca. Considerando todas as variáveis, constatou-se que não houve incompatibilidade do inseticida com os fungicidas utilizados. Os tratamentos thiamethoxam+carboxin e thiamethoxam+fludioxonil foram os que apresentaram maior eficiência no controle de fungos incidentes em sementes e da mosca-branca em plântulas até os onze dias após a emergência.

PALAVRAS-CHAVE: Mosca-branca; Bemisia argentifolli; fungos de sementes; controle químico.


Palavras-chave


Mosca-branca; Bemisia argentifolli; fungos de sementes; controle químico

Texto completo: PDF



Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT