It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

ÍNDICES DE COBERTURA VEGETAL E FITOMASSA DE Stylosanthes guianensis Cv. MINEIRÃO EM ÁREA DEGRADADA, FERTILIZADA COM ADUBO MINERAL E BIOSSÓLIDO | Godoi | Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics)

ÍNDICES DE COBERTURA VEGETAL E FITOMASSA DE Stylosanthes guianensis Cv. MINEIRÃO EM ÁREA DEGRADADA, FERTILIZADA COM ADUBO MINERAL E BIOSSÓLIDO

Emiliano Lôbo de Godoi, Jácomo Divino Borges, Wilson Mozena Leandro

Resumo


O lodo de esgoto, quando tratado e considerado apto para o uso agronômico, recebe a denominação de biossólido, que pode ser utilizado na recuperação de áreas degradadas, como condicionador e fonte de matéria orgânica e de nutrientes para as plantas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de uso do lodo de esgoto, produzido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Goiânia, GO, tratado com 50% de CaO (v/v) e com bio-estimulador de crescimento, na recuperação de uma área degradada. Os atributos avaliados foram o índice de cobertura vegetal e a produtividade de Stylosanthes guianensis cv Mineirão. Foram avaliados oito tratamentos, no delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos foram: testemunha; adubação mineral; 20 Mg ha-1 de biossólido; 20 Mg ha-1 de biossólido + bio-estimulador; 40 Mg ha-1 de biossólido; 40 Mg ha-1 de biossólido + bio-estimulador; 60 Mg ha-1 de biossólido; e 60 Mg ha-1 de biossólido + bio-estimulador. Os índices de cobertura vegetal do solo e as produtividades não diferiram significativamente entre os tratamentos com adubação mineral e os tratamentos com dosagens crescentes de biossólido, na ausência do bio-estimulador. Verificou-se que o uso do bio-estimulador afetou negativamente o índice de cobertura vegetal do solo e a produtividade de S. guianensis. A pesquisa sugere que o biossólido produzido na ETE de Goiânia possui características adequadas para uso na recuperação de áreas degradadas em substituição à adubação mineral, desde que assegurada sua qualidade sanitária e ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Lodo de esgoto; biossólido; área degradada; bio-estimulador.


Palavras-chave


Lodo de esgoto; biossólido; área degradada; bio-estimulador

Texto completo: PDF



Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT