It is the cache of http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/article/view/228. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Desigualdade e pobreza: fatos estilizados e simulações | Souza Sobrinho | Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD

Desigualdade e pobreza: fatos estilizados e simulações

Nelson Ferreira Souza Sobrinho

Resumo


Este trabalho explora as relações entre pobreza, desigualdade e crescimento econômico no Brasil. Inicialmente são apresentados, com base em literatura recente, o perfil, a natureza e a evolução histórica da desigualdade e da pobreza, na forma de fatos estilizados, que apesar de não serem novidades, são úteis para entender a realidade. Em seguida, com base na metodologia de MENDONÇA e BARROS (1997), simula-se como o crescimento econômico e a desigualdade afetam a pobreza. Os exercícios de simulação estão de acordo com as evidências empíricas de trabalhos recentes e com os próprios resultados simulados por aqueles autores, apontando uma relação negativa entre crescimento e pobreza, e positiva entre desigualdade e pobreza. Ao final, são feitas algumas críticas à literatura analisada.

Palavras-chave


Pobreza; Desigualdade; Crescimento; Política social; Educação

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br

Indexada em:

Dialnet