It is the cache of http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5749. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Importância das desordens do periparto e seus fatores de risco sobre a produção de leite de vacas Holandesas | Corassin | Semina: Ciências Agrárias

Importância das desordens do periparto e seus fatores de risco sobre a produção de leite de vacas Holandesas

Carlos Humberto Corassin, Paulo Fernando Machado, Arlei Coldebella, Laerte Dagher Cassoli, Sergio Soriano

Resumo


Este estudo correlacional investigou os efeitos das ocorrências sanitárias do periparto e seus respectivos fatores de risco sobre a produção de leite, no pico e aos 305 dias em lactação. Vacas Holandesas (n = 522) de um rebanho comercial do Estado de São Paulo tiveram seu desempenho sanitário e nutricional acompanhados desde o início do período pré-parto até o final da lactação. A ocorrência de doenças, os escores de condição corporal (no pré-parto e parto), as produções de leite e as composições do leite foram registradas. Para análise estatística dos dados, foram utilizadas a regressão logística e a análise de regressão múltipla. Os resultados obtidos demonstraram que as doenças do periparto e seus fatores de risco afetaram a produção de leite com efeitos diferentes em função do número de lactações, exigindo desta maneira maior cuidado com adoção de medidas profiláticas para se evitar as doenças e maximizar a produção de leite dos animais.


Palavras-chave


Doenças do periparto; Produção de leite; Vacas leiteiras.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p1101

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Semina: Ciências Agrárias

Londrina - PR
ISSN 1676-546X

E-ISSN 1679-0359

semina.agrarias@uel.br