It is the cache of http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/article/view/2950. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS GRAMÍNEAS Brachiaria decumbens Stapf cv. Basilisk E Brachiaria ruziziensis Germain & Everard EM DIFERENTES IDADES DE CORTE | Rosa | Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics)

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS GRAMÍNEAS Brachiaria decumbens Stapf cv. Basilisk E Brachiaria ruziziensis Germain & Everard EM DIFERENTES IDADES DE CORTE

Beneval Rosa, Gudesteu Porto Rocha, Kléber Tomás de Resende, Antônia Ribeiro Zabin

Resumo


Este trabalho foi conduzido no Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura de Lavras, no município de Lavras, Estado de Minas Gerais, no período de julho de 1980 a junho de 1981, para comparar a Brachiaria decumbens Stapf cv. Basilisk e a Brachiaria ruziziensis Germain & Everard em três idades de corte (60, 90 e 120 dias). Utilizou-se um esquema fatorial 3x2, delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, sendo as três idades de corte e as duas gramíneas os fatores. Foram determinadas as proporções de folhas (F), de hastes (H) e de material morto (MM), bem como os teores médios de matéria seca (MS), de proteína bruta (PB), de fibra bruta (FB), de cálcio (Ca), de magnésio (Mg), de fósforo (P) e de potássio (K). Os resultados permitiram a seguinte conclusão: ambas as gramíneas podem ser usadas tanto para pastejo quanto para fenação com idades entre 60 e 90 dias.

PALAVRAS-CHAVE: Planta integral; folhas; hastes; material morto; minerais.


Palavras-chave


Planta integral; folhas; hastes; material morto; minerais

Texto completo: PDF



Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT