It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Representaciones de la ciudad moderna en las obras de Roberto Arlt y Mário de Andrade | Jaeckel | Caligrama: Revista de Estudos Românicos

Representaciones de la ciudad moderna en las obras de Roberto Arlt y Mário de Andrade

Volker Jaeckel

Resumo


Resumo: Buenos Aires e São Paulo são duas cidades que se transformaram em símbolos da modernidade da América latina. As duas cidades exercem uma atração especial sobre os autores dos movimentos de vanguarda do século XX. Nas décadas dos anos 1929 e 1930 as duas metrópoles atravessavam um profundo processo de transformação social, e ao mesmo tempo alcançaram a afirmação como principais centros de cultura e intelectualidade do continente sul-americano. No presente trabalho pretende-se estabelecer uma comparação da experiência urbana em sua modelagem literária de dois autores: Roberto Arlt e Mário de Andrade.
Palavras-chave: Modernidade; Buenos Aires; São Paulo; literatura urbana, América Latina; década de 1920.  

Resumen: Buenos Aires y San Pablo son dos ciudades que se transformaron en símbolos de la modernidad en América Latina. Las dos ciudades ejercen una atracción especial sobre los autores de los movimientos de vanguardia del siglo XX. En las décadas de los años 1920 y 1930, las dos metrópolis atravesaban un profundo proceso de transformación social, y al mismo tiempo lograron la afirmación como principales centros de cultura y de intelectualidad del continente sudamericano. En el presente trabajo se pretende establecer una comparación de la experiencia urbana en su modelación literaria de dos autores: Roberto Arlt y Mário de Andrade.
Palabras-clave: Modernidad; Buenos Aires; San Pablo; literatura urbana; Latinoamérica; años 1920.

Keywords: Modernity; Buenos Aires; Sao Paolo; urban literature; Latin America; 20’s.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Caligrama: Revista de Estudos Românicos
ISSN 0103-2178 (versão impressa) / ISSN 2238-3824 (versão eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.