It is the cache of http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3754. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

As Redes de Interação Social e a Institucionalização do Movimento da Matemática Moderna na Bahia | Pinheiro | Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática

As Redes de Interação Social e a Institucionalização do Movimento da Matemática Moderna na Bahia

Mariana Moraes Lôbo Pinheiro, Diogo Franco Rios

Resumo


Este artigo busca contribuir com a análise da história da Educação Matemática no Brasil, identificando a existência de uma rede social de interação estabelecida no contexto do Movimento da Matemática Moderna, constituída com o intuito de institucionalizar um novo padrão de ensino de matemática no Brasil e, mais especificamente na Bahia, por volta da metade do século XX. Em especial, apontamos a tríade formada por Omar Catunda, Leopoldo Nachbin e Marshal Stone e os eventos científicos realizados no Brasil na época, destacando que a conciliação de interesses profissionais e pessoais dos atores envolvidos interferiu no desenvolvimento desse processo de institucionalização. A partir de conceitos como circularidade cultural e teoria ator-rede, apresentamos esse processo, relacionando seus elementos às respectivas características traçadas pela Sociologia.

Palavras-Chave: História da Educação Matemática. Teoria Ator-rede. Movimento da Matemática Moderna.

Palavras-chave


História da Educação Matemática. Teoria Ator-rede. Movimento da Matemática Moderna.

Texto completo: Texto completo

Incluir comentário

Principais Indexadores e Banco de Dados

Filiação Filiação

Filiado à Associação Brasileira de Editores Científicos e ao Portal de Periódicos CAPES.

Filiação Filiação Filiação

Apoio financeiro: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Pró-reitoria de Pesquisa da UNESP – PROPe/UNESP.

REVISTAS PARCEIRAS

RELIME

Perspectiva Educacional

Creative Commons License
>>>>> BOLEMA: Mathematics Education Bulletin = BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1980-4415 - está licenciado sob Licença Creative Commons