It is the cache of http://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/article/view/12. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Open Journal Systems

Impactos ambientais culturais e estéticos no Parque Estadual do Pico do Jabre, Maturéia (PB)

Angela Maria Cavalcanti Ramalho, Camila Carol Albuquerque Oliveira, Pollyana Soares de Abreu Morais, Suely Oliveira Pinheiro Costa

Resumo


O impacto ambiental geralmente resultante de atividades antrópicas, podem afetar direta ou indiretamente o ecossistema, a população, as atividades socioeconômicas, as condições estéticas e culturais como também a qualidade de vida e dos recursos ambientais. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise dos impactos culturais e estéticos no Parque Estadual do Pico do Jabre, na cidade de Maturéia (PB), resultante principalmente da implantação de torres de comunicação. Foi feito um levantamento de dados e uma visita de campo para analisar os impactos culturais e estéticos existentes naquela Unidade de Conservação. A área analisada é vista como de grande potencial para a prática do Ecoturismo, porém não há condições favoráveis a este tipo de atividade devido à ausência de investimentos e valorização da mesma; tornando o ambiente facilmente degradado pelos visitantes. A comunidade tradicional do entorno do Parque, que poderia ser beneficiada com a atividade turística, teve sua cultura modificada. Essa mudança está relacionada à apropriação daquele espaço por empresas de telecomunicações, as quais provocaram além de impactos ambientais, problemas atípicos no cotidiano da região. Neste contexto o trabalho mostra a situação de uma das unidades de conservação de maior relevância do Estado da Paraíba, um cenário digno de respeito, mas que se encontra degradado e esquecido.

Texto completo: PDF
Copyright © RBECOTUR - São Paulo - SP / Brasil - Design by Lucas Neiman
Licenciada sob Creative Commons