It is the cache of http://www.red-redial.net/revista/anuario-americanista-europeo/article/view/68. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Estranhos vizinhos. O lugar da favela na cidade brasileira | Da Costa Gomes | Anuario Americanista Europeo

Anuario Americanista Europeo, No 1 (2003)

Tamaño de la letra:  Pequeña  Mediana  Grande

Estranhos vizinhos. O lugar da favela na cidade brasileira

Paulo Cesar Da Costa Gomes

Resumen


No Brasil, os critérios tradicionalmente retidos pelas ciências sociais para distinguir a cidade informal (favela) da cidade formal creditaram a idéia de uma oposição entre estes dois universos sociais e espaciais. A permanência destas noções e destes conceitos explica a dificuldade de certos discursos atuais, buscando sublinhar a continuidade entre as duas faces da mesma realidade urbana e a dar conta com pertinência de sua articulação. A distância demasiada entre a intenção e os instrumentos de análise, cria uma distorção nociva.
Afim de provar a inadequação destes critérios, o autor propõe de os utilizar para descrever uma realidade sócio-espacial particular: aquela do departamento de geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Chega-se então a constatação de uma similitude da dinâmica sócio-espacial entre o departamento de geografia e a favela vizinha.

Texto completo: PDF