It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Tamanho de amostra para a estimação do coeficiente de correlação linear de Pearson entre caracteres de mamoneira | Cargnelutti Filho | Semina: Ciências Agrárias

Tamanho de amostra para a estimação do coeficiente de correlação linear de Pearson entre caracteres de mamoneira

Alberto Cargnelutti Filho, Sidinei José Lopes, Betânia Brum, Marcos Toebe, Tatiani Reis da Silveira, Gabriele Casarotto

Resumo


No estudo de relações lineares é importante dimensionar adequadamente a amostra para a estimação do coeficiente de correlação linear de Pearson entre pares de caracteres, com confiabilidade aceitável. O objetivo deste trabalho foi determinar o tamanho de amostra (número de plantas) para a estimação do coeficiente de correlação linear de Pearson entre 21 caracteres de mamoneira. Foram avaliadas 41 e 55 plantas dos híbridos Sara e Lyra, respectivamente, quanto aos caracteres de semente, de plântula, de planta adulta e de produção, em Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, no ano agrícola de 2007/2008. Calculou-se o tamanho de amostra por meio de reamostragem “bootstrap”, para a estimação do coeficiente de correlação linear de Pearson, para as amplitudes do intervalo de confiança de “bootstrap” de 95% iguais a 0,20, 0,35 e 0,50, para cada um dos 210 pares de caracteres. Independentemente do híbrido de mamoneira, 96 plantas são suficientes para a estimação do coeficiente de correlação linear de Pearson, para a amplitude do intervalo de confiança de “bootstrap” de 95%, máxima de 0,52.


Palavras-chave


Ricinus communis L.; Planejamento experimental; Reamostragem “bootstrap”; Dimensionamento de amostra; Precisão experimental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p953

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Semina: Ciências Agrárias

Londrina - PR
ISSN 1676-546X

E-ISSN 1679-0359

semina.agrarias@uel.br