It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

EFEITO DE DIFERENTES INSETICIDAS NA GERMINAÇÃO E NO VIGOR DE SEMENTES DE ARROZ | Veloso | Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics)

EFEITO DE DIFERENTES INSETICIDAS NA GERMINAÇÃO E NO VIGOR DE SEMENTES DE ARROZ

Valquíria da Rocha Santos Veloso, Antônio Lopes da Silva, Noga Neve Ribeiro Guimarães

Resumo


Foi conduzido um experimento em laboratório, visando a verificar o efeito de diferentes inseticidas sobre o poder germinativo e vigor de sementes de arroz das cultivares IAC 25 e Rio-Paranaíba, armazenadas aos 0, 7, 15, 30, 60 e 90 dias, após os tratamentos. Os testes de germinação foram instalados conforme análise de rotina e avaliados após 7 dias, contando-se o número de plântulas normais, anormais e sementes monas. Para o teste de vigor, as sementes foram avaliadas em cada época, no terceiro dia, utilizando-se o método de crescimento das plântulas. Todos os produtos testados nas duas cultivares, proporcionaram um bom índice de germinação nas várias épocas de armazenamento, com exceção do fenitrothion que afetou significativamente a germinação, causando em média uma queda de 22,46 e 32,84% em relação à testemunha, respectivamente, para as cultivares IAC-25 e Rio-Paranaíba. O fenitrothion seguido do benfurocarbe foram os produtos que mais afetaram o vigor das plântulas.


Texto completo: PDF



Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT