It is the cache of http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5346. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Constituintes sangüíneos de vacas da raça holandesa alimentadas com silagens de milho ou de capim-elefante | Calixto Junior | Semina: Ciências Agrárias

Constituintes sangüíneos de vacas da raça holandesa alimentadas com silagens de milho ou de capim-elefante

Moyses Calixto Junior, Clóves Cabreira Jobim, Geraldo Tadeu dos Santos, Valter Harry Bumbieris Júnior

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do fornecimento de silagem de milho (Zea mays L.) e silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) na alimentação de vacas em lactação, sobre alguns dos constituintes sangüíneos (glicose, triglicerídeos e uréia). Os tratamentos foram três silagens (silagem de milho, silagem de capim-elefante com inoculante bacteriano, silagem de capim-elefante com inoculante enzimo-bacteriano). Foram utilizadas nove vacas da raça holandesa, com peso médio de 520 kg, distribuídas em delineamento experimental de triplo quadrado latino simultâneo. As taxas de glicose sangüínea das vacas foram consideradas normais, independente do volumoso utilizado. Em relação aos níveis de triglicerídeos, verificou-se que estão abaixo do normal para os diferentes volumosos. Uma das razões seria o baixo nível de gordura na dieta. Os níveis sangüíneos de uréia observados nos três tratamentos são considerados normais. Não houve diferença significativa entre os volumosos em relação aos níveis sangüíneos de uréia, glicose e triglicerídeos.


Palavras-chave


Glucose; Triglycerides; Urea

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p429

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Semina: Ciências Agrárias

Londrina - PR
ISSN 1676-546X

E-ISSN 1679-0359

semina.agrarias@uel.br