It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Verificação da existência de propriedades autoadensáveis em concretos de alto desempenho, através de ensaios experimentais. | Fenato | Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas

Verificação da existência de propriedades autoadensáveis em concretos de alto desempenho, através de ensaios experimentais.

Thalmus Magnoni Fenato, Berenice M. Toralles Carbonari, Francisco M. Leite, Heitor H. Yoshida

Resumo


O concreto auto adensável (CAA) é caracterizado pela capacidade de fluir pelo interior da fôrma e preenche-la unicamente pela força da gravidade, com coesão e viscosidade adequadas, de forma que não ocorra a segregação. Uma característica é a presença de finos (os quais conferem a coesão necessária) e de grãos com diâmetro máximo de 20 mm. Este trabalho apresenta alguns procedimentos e métodos experimentais que possibilitam a avaliação de propriedades de autoadensabilidade em concretos de alto desempenho, visto que o concreto em estudo possui grãos menores que 20 mm e em sua massa, há a presença de finos (pó-de-brita, sílica ativa e cinza volante), fatores que definem as propriedades auto adensáveis. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema e posteriormente, foram fabricados os equipamentos para realização dos ensaios, a fim de se verificar as propriedades relativas à autoadensabilidade: coesão, viscosidade e segregação. Para o trabalho, foram produzidos dois concretos, ambos produzidos com Cimento Portland ARI , areia grossa, brita 0, pó-de-brita, superplastificante a base de cadeias de éter-carboxilatos, mas diferenciaram-se um do outro pela presença de adição mineral, sílica ativa ou cinza volante. A partir dos resultados obtidos, foi verificado se os concretos de alto desempenho produzidos possuíam características de autoadensabilidade e, neste caso, os dois foram positivos. Também foi analisado o comportamento desses concretos no estado endurecido, através da resistência à compressão. A verificação desses parâmetros quantitativos indica se o material em estudo pode ser empregado como auto adensável, conseguindo o desempenho esperado desse tipo de concreto. O CAA possui uma série de vantagens, como, por exemplo: a redução de mão- de-obra; a não utilização de vibrador e o preenchimento de fôrmas com elevada densidade de armadura ou de geometria complexa.


Palavras-chave


Concreto autoadensável; Concretos especiais; Superplastificantes; Adições minerais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2007v28n1p65

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas/

Semina: Exact and Technological Sciences
Londrina - PR
ISSN Impresso/Print ISSN: 16765451

ISSN Eletrônico/EISSN: 16790375