It is the cache of http://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36565. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

A contribuição da determinação do valor da empresa e do EVA® no processo de análise de crédito | Santos | REGE Revista de Gestão
Portal da USP Portal da USP Portal da USP

A contribuição da determinação do valor da empresa e do EVA® no processo de análise de crédito

José Odálio dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta os princípios básicos da teoria de avaliação de empresas e da avaliação do risco de crédito, além das ferramentas de avaliação usadas para calcular o lucro operacional líquido menos impostos ajustados (NOPLAT), o capital investido na atividade operacional das empresas (CI), o fluxo de caixa livre (FCF), o custo médio ponderado de capital (WACC), o retorno sobre o capital investido (ROIC) e o valor econômico agregado (EVA®)¹. O principal objetivo deste artigo é demonstrar como o relacionamento entre essas variáveis poderia qualificar a tomada de decisão no processo de análise de crédito. Além disso, este artigo representa um guia resumido do processo de análise de crédito para todos os profissionais que fazem decisões de crédito em empresas financeiras e não-financeiras. A fim de demonstrar a contribuição do cálculo do valor da empresa no processo de análise de crédito, apresenta-se um estudo de caso para aplicações práticas.

Palavras-chave


Custo;Retorno;Risco;Crédito;Avaliação

Texto completo:

PDF

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.