It is the cache of http://www.fate.edu.br/ojs/index.php/RRCF/article/view/28. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: TEORIAS PREDOMINANTES NA INVESTIGAÇÃO EM CONTABILIDADE | Neves | Revista Razão Contábil & Finanças

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: TEORIAS PREDOMINANTES NA INVESTIGAÇÃO EM CONTABILIDADE

Maria Elisabete Neves, António Carlos Gomes Dias

Resumo


A Social Environmental Accounting Research (SEAR), como é designada internacionalmente, constitui atualmente uma corrente de investigação de extrema relevância e atualidade, na qual se verifica um crescente envolvimento por parte dos investigadores académicos. Esta comunicação, para além de constituir um pequeno contributo para a divulgação do tema, pretende caracterizar o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e identificar as principais correntes de investigação em Contabilidade.

Na primeira parte, na tentativa de caracterizarmos o conceito, analisamos o alcance de algumas iniciativas internacionais, como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), as Diretrizes para Empresas Multinacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), o Livro Verde para Responsabilidade Social das Empresas apresentado pela União Europeia (EU), e as Diretrizes para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade emanadas pela Global Report Initiative (GRI).

Na segunda parte, apresentamos uma breve evolução da investigação relacionada com RSE realizada no domínio científico da Contabilidade. Tendo por base as diferentes leituras identificadas ao longo do trabalho, e sem se ter a pretensão de realizar um estudo exaustivo, apresentamos os suportes teóricos mais utilizados no âmbito da SEAR. Trata-se de uma abordagem simplista que visa um primeiro contacto com o tema e que tem por objetivo identificar possíveis alternativas teóricas para a análise do relato social e ambiental das empresas. Foram consideradas teorias predominantes no âmbito da SEAR, distinguindo-se entre Teorias de Politica Económica – a Teoria Positiva da Contabilidade e a Perspetiva Baseada nos Recurso, e Teorias Sociais e Políticas – a Teoria dos Stakeholders e a Teoria da Legitimidade.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN Versão On Line 2236-0700                                                                                Indexadores e Diretórios:                                                                                                                                            QUALIS-CAPES B5                                                                                                                                                       DOAJ- Directory of Open Access Journals http://www.doaj.org/doaj?func=openurl&issn=22374566&genre=journal&uiLanguage=en                                                                                  LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=21930                                                                                                                                  Academic Journals Database http://journaldatabase.org/journal/issn2237-4566