It is the cache of http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/article/view/2917. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

INIMIGOS NATURAIS DE Alabama argillacea (HUEBB.), EM REGIÕES COTONICULTORAS DO ESTADO DE GOIÁS | Silva | Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics)

INIMIGOS NATURAIS DE Alabama argillacea (HUEBB.), EM REGIÕES COTONICULTORAS DO ESTADO DE GOIÁS

Antônio Lopes da Silva, Valquíria Rocha S. Veloso, Hélio Ferreira da Cunha, Gislene A. Ferreira, Leni T. Sousa

Resumo


Foram realizados, nos municípios de Goiânia e Itumbiara (GO), levantamentos e avaliações de parasitismo e predatismo de Alabama argillacea (Huebb.) (Lep.; Noctuidae), em duas safras agrícolas. Os principais inimigos naturais desta praga foram: Trichogramma spp. e Pantelloa similis, parasitóides de ovos e de crisálidas, respectivamente, e Rhinacloa spp., Orius spp., Geocoris spp., Nabis spp., Podisus spp., Zellus sp., Crysoperla externa e Doru lineare, predadores de ovos e de crisálidas. Os resultados mostraram que a maior porcentagem de parasitismo de ovos ocorreu em abril (88%), e a predação de ovos (59%) durante o mês de fevereiro, em Goiânia. Com relação às crisálidas, os maiores índices de parasitismo ocorreram no final do ciclo da cultura durante o mês de maio, com 63% em Goiânia e 68% em Itumbiara. Com referência à predação, constatou-se que as maiores percentagens ocorreram em fevereiro (38%) e março (24%) em Goiânia e Itumbiara, respectivamente. Os taquinídeos e trichogramatídeos podem controlar biologicamente o curuquerê do algodoeiro e auxiliar na manutenção de um nível populacional tolerável da praga.

PALAVRAS-CHAVE: Parasitóide; Trichograma; predadores; Geocoris; Podisus; Zellus.


Palavras-chave


Parasitóide; Trichograma; predadores; Geocoris; Podisus; Zellus

Texto completo: PDF



Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT