It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

ADIÇÃO DE PALHA DE MILHETO AO SOLO PARA REDUÇÃO DA PODRIDÃO DO COLO EM FEIJOEIRO | Pereira Neto | Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics)

ADIÇÃO DE PALHA DE MILHETO AO SOLO PARA REDUÇÃO DA PODRIDÃO DO COLO EM FEIJOEIRO

João Vicente Pereira Neto, Luiz Eduardo Bassay Blum

Resumo


Plantas como o milheto (Pennisetum glaucum) podem ser cultivadas para incorporação ou cobertura do solo. Tal prática favorece a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo. Estes efeitos refletem-se no controle de doenças, entre elas as causadas por Sclerotium rolfsii. Neste estudo, foi conduzida uma série de experimentos, em blocos ao acaso, para avaliar o efeito da adição de palha de milheto (N = 0,8%; P = 0,14%; K = 1,76%; Ca = 0,52%; Mg = 0,22%; S = 0,12%; B = 6,8 mg kg-1; Cu = 12,7 mg kg-1; Fe = 412 mg kg-1; Mn = 39,5 mg kg-1; Zn = 30,3 mg kg-1; e Na = 360 mg kg-1) e da inoculação de sementes com Bradyrhizobium japonicum, sobre a podridão do colo em feijoeiro (Phaseolus vulgaris), cultivado em casa-de-vegetação, e sobre a população nativa de Pseudomonas spp. do grupo fluorescente. Com a adição de palha (10 t ha-1, 20 t ha-1 e 30 t ha-1), houve redução na severidade da doença, fato não observado em tratamentos com rizóbio. Ocorreu aumento da população de Pseudomonas fluorescente em solos com milheto. Os resultados indicam que a adição de palha de milheto ao solo pode reduzir a doença e favorecer a população de Pseudomonas fluorescente.

PALAVRAS-CHAVE: Sclerotium rolfsii; Pennisetum glaucum; Phaseolus vulgaris; Pseudomonas spp. fluorescente.


Palavras-chave


Sclerotium rolfsii; Pennisetum glaucum; Phaseolus vulgaris; Pseudomonas spp. fluorescente

Texto completo: PDF



Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT