It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

RENDIMENTO INDUSTRIAL E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE MILHO DE ALTA QUALIDADE PROTÉICA EM RELAÇÃO A HÍBRIDOS COMERCIAIS | Leão de Castro | Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics)

RENDIMENTO INDUSTRIAL E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE MILHO DE ALTA QUALIDADE PROTÉICA EM RELAÇÃO A HÍBRIDOS COMERCIAIS

Maiza Vieira Leão de Castro, Maria Margareth Veloso Naves, Jaison Pereira de Oliveira, Luciana de Oliveira Froes

Resumo


A dureza do endosperma do milho é atributo essencial para produtores e indústrias que utilizam este cereal como matéria-prima. Porém, os milhos de alta qualidade protéica (Quality Protein Maize – QPM) apresentam alterações na textura do grão, dificultando seu uso comercial. Este trabalho avaliou o rendimento industrial na degerminação do grão e fracionamento do endosperma, e a composição química de uma variedade de milho QPM, em relação a híbridos comerciais de milho comum. O milho QPM e os híbridos de milho comum foram processados, utilizando-se método de degerminação a seco, e o rendimento resultante foi dado pela relação entre o peso das frações obtidas e o peso inicial do milho inteiro. O milho QPM apresentou, em comparação aos milhos híbridos comerciais, menor rendimento de endosperma, maior rendimento de gérmen e de frações finas (< 0,425 mm) e mesmo rendimento de canjica, no fracionamento do endosperma. Foram constatados teores similares de proteínas, lipídios e cinzas e maiores teores de fibra alimentar e de ferro no gérmen do milho QPM, em relação aos híbridos de milho comum. O milho QPM e suas frações apresentam potencial de uso na indústria de alimentos, como matéria-prima que agrega valor nutricional aos produtos gerados.

PALAVRAS-CHAVE: Milho QPM; gérmen de milho; rendimento de milho degerminado; composição química do milho; nutrientes do milho.


Palavras-chave


Milho QPM; gérmen de milho; rendimento de milho degerminado; composição química do milho; nutrientes do milho

Texto completo: PDF



Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT