It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE OTITES CLÍNICAS POR Rhabditis sp. EM BOVINOS DA RAÇA GIR NO ESTADO DE GOIÁS | Vieira | Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics)

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE OTITES CLÍNICAS POR Rhabditis sp. EM BOVINOS DA RAÇA GIR NO ESTADO DE GOIÁS

Maria Cristina de Medeiros Vieira, Luiz Antônio Franco da Silva, Naida Cristina Borges, José Luiz de Barros Araújo, Ana Paula Iglesias Santin, Edinilson Vieira Silva

Resumo


Neste trabalho estudou-se a prevalência de otites clínicas por Rhabditis sp. em bovinos da raça Gir no Estado de Goiás, no período de julho a dezembro de 1997. Durante o estudo foram registrados dados sobre temperatura, umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica, com a finalidade de verificar a correlação desses parâmetros com a prevalência de otites clínicas por Rhabditis sp. Amostras de descargas auriculares foram colhidas através de zaragatoas de 255 animais provenientes de 12 propriedades. A freqüência de animais positivos para a parasitose variou de 30% a 95%. A prevalência de otite clínica por Rhabditis sp. em bovinos adultos da raça Gir foi de 78,43%, não ficando, porém, evidenciada a influência sazonal sobre a doença.

PALAVRAS-CHAVE: Bovino; gir; Rhabditis; otite; prevalência.


Palavras-chave


Bovino; gir; Rhabditis; otite; prevalência

Texto completo: PDF



Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT