It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

EMERGÊNCIA E CRESCIMENTO DE CAGAITA (Eugenia dysenterica DC.) EM FUNÇÃO DO TIPO E DO VOLUME DE SUBSTRATOS | Souza | Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics)

EMERGÊNCIA E CRESCIMENTO DE CAGAITA (Eugenia dysenterica DC.) EM FUNÇÃO DO TIPO E DO VOLUME DE SUBSTRATOS

Eli Regina Barboza de Souza, Iraídes Fernandes Carneiro, Ronaldo Veloso Naves, Jácomo Divino Borges, Wilson Mozena Leandro, Lázaro José Chaves

Resumo


A produção de mudas de espécies frutíferas nativas é de grande interesse para o Estado de Goiás, principalmente visando à recomposição dos cerrados e à produção comercial dessas espécies. Com o objetivo de proporcionar melhor emergência e crescimento das plantas de cagaita (Eugenia dysenterica DC) foram testadas três capacidades volumétricas de substratos em tubetes (50 cm3, 120 cm3 e 228 cm3) e três tipos de substratos: solo + terriço de mata + vermiculita (1:1:2 em volume); solo + terriço de mata + vermiculita (1:1:2 em volume) + adubo químico (Termofosfato Yoorin – 1g/L de substrato) e composto orgânico industrial – Plantmax. O delineamento experimental adotado foi em blocos completos casualizados com parcelas subdivididas, utilizando-se oito repetições e 16 tubetes por subparcela. A composição solo + terriço de mata + vermiculita mostrou ser um substrato adequado para o crescimento das plantas de cagaita, e esta espécie apresentou boa resposta à adição de adubo químico. Para a produção de massa de matéria fresca e seca da parte aérea e do sistema radicular, este substrato superou os demais, embora as plantas, aos 160 dias, não tenham apresentado diâmetro do caule ideal para a realização da enxertia. Os tubetes com maiores capacidades volumétricas propiciaram maior crescimento às plantas.

PALAVRAS-CHAVE: Frutífera do cerrado; Myrtaceae; propagação.


Palavras-chave


Frutífera do cerrado; Myrtaceae; propagação

Texto completo: PDF



Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT