It is the cache of http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1898. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

a ação e a paixão que se colhem num rosto: pensando os regimes de discurso no retrato humano no fotojornalismo | picado | Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. ISSN 1982-2553

a ação e a paixão que se colhem num rosto: pensando os regimes de discurso no retrato humano no fotojornalismo

benjamim picado

Resumo


Neste artigo, pretende-se examinar a questão das regências de discurso da imagem fotojornalística, a partir de uma análise sobre as formas nas quais a presença humana é assimilada como um operador de seus percursos de leitura; nestes termos, examina-se o alcance das tópicas do retrato humano, nas suas funções de desenho do ethos, mas também no modo como se relacionam com os temas da ação e do sofrimento, característicos da cobertura fotojornalística. No fim, examinamos a dimensão pragmática da presença humana na fotografia, tirando proveito deste fenômeno para abordarmos as repercussões possíveis entre representação pictórica e conversação.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .