It is the cache of ${baseHref}. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Psicologia: Ciência e Profissão - Maria do Carmo Guedes

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Vocational guidance workshop in a public high school: a Psychosocial approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.29 no.2 Brasília  2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000200017 

HOMENAGEADO

 

 

Maria do Carmo Guedes

 

 

Maria do Carmo Guedes, nascida em São Paulo, possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo, em 1956, e doutorado em Ciências Humanas e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1974. Tem experiência na área de Psicologia, com atuação principal em história da Psicologia, Psicologia no Brasil, história da Psicologia no Brasil e disseminação de conhecimento.

Em 1962, começou a lecionar na PUC-SP a disciplina Psicologia Científica, passando três anos depois para administração e direção do Laboratório de Psicologia Experimental.

Quando dos primeiros anos do reconhecimento da profissão de psicólogo, na década de 1960, não teve concedido o seu título de psicóloga por ter sido sua atuação considerada do campo da pesquisa. Tal título foi concedido apenas àqueles que, sem o curso superior específico em Psicologia, já se dedicavam a atividades na área. Contudo, Maria do Carmo deixou para a Psicologia um legado no âmbito da pesquisa, visto que tem, desde então, se dedicado à área com empenho e dedicação. O resultado é visto através dos diversos e extensos trabalhos sobre Psicologia e assuntos diretamente relacionados que vem realizando.

Sempre envolvida na formação de professores e alunos universitários, Maria do Carmo também é conhecida por sua atuação durante a ditadura militar. Com outros professores universitários, contribuiu para o refúgio de alunos que sofreram com um violento ato na PUC-SP. Dois meses após a ocupação da universidade pelos alunos, em 1968, juntamente a outros professores, ajudou a formular e a executar um novo currículo experimental, implementado por seis meses. A pesquisadora e autora é lembrada também por ter sido testemunha na defesa de uma aluna da PUC-SP, em 1971, com problemas judiciais durante a ditadura militar.

Com participação em diversos tipos de publicações, já organizou e lançou 10 livros em suas linhas de pesquisas: História e Historiografia da Psicologia, Análise Crítica das Categorias Fundamentais da Psicologia Social e Psicologia Ambiental.

Atualmente, orienta pesquisas acadêmicas, publica artigos científicos de suas investigações e é vice-coordenadora do curso de pós-graduação na PUC-SP em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, e referência em História da Psicologia, cujo grupo de trabalho criado por ela na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, em 1996, foi o primeiro no Brasil. Maria do Carmo leciona as disciplinas Psicologia Social e Psicologia Experimental em dois programas da PUC-SP.