It is the cache of http://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/111. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

Desempenho motor e dificuldades de aprendizagem em escolares com idades entre 7 e 10 anos | Silva | Motricidade

Desempenho motor e dificuldades de aprendizagem em escolares com idades entre 7 e 10 anos

Juliana da Silva, Thaís Silva Beltrame

Resumo


O objetivo geral deste estudo foi avaliar o desempenho motor de crianças com e sem indicativos de dificuldades de aprendizagem. Participaram do estudo 406 escolares com idades entre 7 e 10 anos, sendo 231 (56.9%) meninas e 175 (43.1%) meninos, estudantes de uma escola pública municipal de São José/SC/Brasil. O indicativo de dificuldades de aprendizagem foi verificado por meio do Teste de Desempenho Escolar (TDE), enquanto o desempenho motor e o indicativo de dificuldades motoras com a Bateria para a Avaliação do Movimento da Criança (MABC). Meninos sem dificuldades de aprendizagem tiveram melhor desempenho na maior parte das habilidades avaliadas, além de haver associação entre o indicativo de problemas motores com as dificuldades de aprendizagem em escrita, matemática e leitura. Por outro lado, estudantes do sexo feminino com e sem indicativo de dificuldades de aprendizagem não se diferenciaram quanto às habilidades motoras avaliadas, havendo somente associação entre o indicativo de dificuldades motoras e as dificuldades de leitura. Com base nas diferenças identificadas entre meninos e meninas, os resultados chamam a atenção sobre a necessidade de que pesquisas futuras nesta área considerem a variável sexo como um diferencial nessa relação.

Texto Completo: PDF

A revista Motricidade (ISSN 1646-107X, eISSN 2182-2972) é uma publicação trimestral da Fundação Técnica e Científica do Desporto.