It is the cache of http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos/article/view/8313. It is a snapshot of the page. The current page could have changed in the meantime.
Tip: To quickly find your search term on this page, press Ctrl+F or ⌘-F (Mac) and use the find bar.

SENTIDO FILOSÓFICO NO BRASIL DOS PRIMEIROS DEBATES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE MENTE E CORPO | Almada | Philósophos - Revista de Filosofia

SENTIDO FILOSÓFICO NO BRASIL DOS PRIMEIROS DEBATES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE MENTE E CORPO

Leonardo Ferreira Almada, Luiz Alberto Cerqueira

Resumo


Nosso objetivo é destacar o sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates suscitados pela ideia de uma psicologia científica. Para tanto, trabalharemos com os textos de dois autores em especial, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto. Nosso interesse é o de demonstrar em que sentido estes filósofos foram capazes de oferecer oposição a uma tendência positiva vigente na Psicologia e, ao mesmo tempo, superar o caráter contemplativo da consciência de si inerente à Psicologia sob a égide dos Jesuítas, e em vista da necessidade de modernização filosófica no Brasil. Ao mesmo tempo, pretendemos mostrar que, a despeito da crítica de Tobias a Magalhães, ambos souberam reconhecer a significação do naturalismo em Psicologia, especialmente no que diz respeito à tarefa de inserir o pensamento brasileiro nos rumos da filosofia ocidental.


Palavras-chave


consciência de si; psicologia e ciência; filosofia e psicologia; modernização.

Texto completo: PDF



UFG - FaFil (Faculdade de Filosofia - Campus Samambaia - mestrado (62) 3521 - 1129 secretaria (62) 3521 - 1164

Logotipo do IBICT

Visitantes:
contador de visitas